quinta-feira, 29 de julho de 2010

No último instante, as dúvidas

Hoje, 29 de julho, é o último dia antes da tão aguardada viagem à Bolívia. Dia em que se pode voltar atrás na idéia de viajar, em que todas as perguntas possíveis são feitas, e em que muitas vezes pensei em jogar para o ar todos os preparativos de muito tempo.

Os medos e receios são os mesmos para todos que compõem o grupo de 19 pessoas que vão ao V Colóquio BRABO. Professores e alunos enfrentam a ansiedade e a expectativa de cada minuto desse último dia.

Enquanto arrumava as malas, perguntei-me se queria mesmo ir para outro país, conviver com pessoas que não falam o mesmo idioma que eu, que possuem uma cultura muito diferente. Outro medo, recorrente nos meus pensamentos, foi o frio. Muito estranho imaginar que em Goiânia não aguento nem 15º C, o que seria então ficar em temperaturas abaixo de 0º C? Definitivamente, não consigo imaginar.

No mesmo momento, idéias contrárias rondaram minha cabeça. Será que valeria a pena desistir de tudo? Sempre disse que o certo seria arrepender de algo que fiz e não do que não fiz, essa não poderia ser a primeira vez.

Será que todos os dias que passamos embaixo do sol, fazendo pedágios foram em vão? E as "cantadas de pedreiro" que fomos obrigadas a ouvir todos os dias para ganhar míseros 5 centavos? E as grosserias que tivemos que escutar e mesmo assim continuar sorrindo? Isso tudo para arrecadar o nosso dinheiro para viajar.

Foram muitos dias das férias perdidos, para atender as expectativas dessa viagem, e não seria justo jogar tudo para o alto a essa altura do campeonato. Enfim, acho que essas perguntas só terão respostas quando colocar meus pés em solo boliviano.

Talitha Nery

Nenhum comentário:

Postar um comentário